8 de março de 2016

OLHA ELEEEEEEE !!!


Ninguém ignora que Ronan Veiga, estudante de Filosofia, tem uma história de vida difícil. Aos quatro anos, ficou órfão de pai e mãe ainda muito pequenino. Depois, morou com os tios, porém fugiu de casa porque eles não tinham condições de criá-lo. Passou a infância pedindo comida e dinheiro nas ruas até ser adotado por uma família de Minas Gerais. Dentre as perdas que mais o afligiram, destaca-se a morte do único irmão. Um garoto com esse histórico de vida tinha tudo para se perder nas ruas, de torná-se um marginal, um traficante ou usuário de drogas, como muitos que enchem de terror as ruas das grandes e pequenas cidades brasileiras.
Esse rapaz nunca soube o que é uma noite de Natal em família, um bolinho de aniversário, um passeio domingueiro com a família, um colinho de mãe para se aninhar... Vida pesada demais para um garoto que, além da fragilidade da infância e do desamparo absoluto, era negro, feiosinho e abandonado à própria sorte. Imagino sua solidão imensa e dolorida! Imagino o que é viver pelas ruas indiferentes e duras da cidade, sem poder confiar em ninguém, e sem ter um ombro amigo e solidário para desabafar suas angústias, suas inquietações e tristezas.
Imagino o que deva ter sido sua adolescência, seu caminhar perplexo e desamparado, em face da vida e dos problemas que ela propõe cada dia. Não esqueci a minha própria adolescência, portanto, sei que nesta fase das nossas vidas, vivemos numa espécie de crise permanente. E mais do que nunca carecemos de um guia, não só inteligente e experimentado, mas também humaníssimo, que nos aponte os verdadeiros e únicos caminhos, que podem levar à direção do nosso destino. Os guias naturais deviam ser os nossos pais. No caso de Ronan, estes já haviam falecido desde seus primeiros anos de vida. Mesmo assim, o menino e, depois o adolescente, conseguiram, aos trancos e barrancos, chegar à idade adulta sem se deixarem corromper, fazendo de sua vida um exemplo de superação. Sim. Ele já é um vencedor. Mesmo que não venha a ganhar o prêmio milionário do BBB16, ele é e será sempre um grande e definitivo vencedor no jogo da vida! Apesar do seu grande desamparo, não se abandonou a si mesmo, às suas próprias forças, ao demônio da sua medonha solidão.
Sinto muito o imenso e injustificado empenho de tantas pessoa em difamarem, injuriarem e vilipendiarem Ronan, simplesmente porque um irresponsável e covarde participante lourinho, de olhos azuis o acusou de ter cometido, sozinho, um erro que foi dele e de mais três que concordaram com sua ideia de defender quem não merecia nenhuma defesa.
Hoje, esses três patetas não comprometidos com a verdade, com o sentimento de honradez e e de integridade moral, estão eliminados do BBB16. Da mesma forma que sua arqui-inimiga recalcada foi defenestrada no paredão de hoje, de forma desmoralizante. Já foi tarde, bruxa!
Ainda restam os dois honestíssimos mancebos comedores de churrasco comprado com as estalecas alheias. Mas, destes cuidaremos nos próximos paredões. Para eliminá-los contamos com a ajuda da nossa menina encapetada e linda, Ana Paula, seus apaixonados seguidores no twitter, em blogs que torciam por ela e seus dois parceiros, além de milhares de brasileiros que gostam do trio de arromba. 
Ex-chefe de Ronan Veiga, Roseli Bassi se espantou com a entrada dele no "BBB16". "Eu pensei que o programa tinha acabado", diz a presidente do Instituto História Viva, ONG cultural onde o brother trabalhou em Curitiba (PR).
Avessa ao "Big Brother Brasil", Roseli fará questão de assistir à participação do ex-funcionário no reality show da Globo. "Não gosto de assistir porque é uma vitrine de valores tão degradantes. Agora que você falou do Ronan, conquistou minha audiência, porque vou ter que acompanhar a vitória dele", comemora.
A confiança de que Ronan será campeão tem explicação. Para a ex-chefe dele, o estudante de filosofia é favorito pela história de superação e pelo jeito humilde. "É provável que ele ganhe. Ele é muito humilde, muito humano, teve uma vida muito sofrida, passou por situações bem dramáticas na infância. É uma pessoa que tem muita experiência de vida para transmitir. É um exemplo de inspiração", elogia. "É super determinado, até por esse caráter humanitário dele, dinâmico, engajado. Por ser uma pessoa bem ativa, é uma figura que se destaca bastante", completa.
No trabalho, Ronan coordenava a equipe de voluntários na ONG, que existe há dez anos e atende mais de 14 mil crianças. Além da parte administrativa, o brother contava histórias e emocionava o público. Por causa disso, Roseli acredita que o ex-funcionário conquistará os telespectadores do "BBB16".
"Tenho certeza de que ele vai conquistar o público pelo estilo dele, humanitário. Ele consegue sensibilizar as pessoas na hora de comunicar. No dia em que fez a abertura de apresentação para os voluntários, ele contou a história de vida dele, de um gato preto que tinha sido excluído da ninhada, e arrancou lágrimas das pessoas", recorda.
Roseli também destaca o engajamento de Ronan contra o racismo: "Ele tem uma postura muito crítica com relação à questão de preconceito de cor, não admite nada que fira as questões raciais. É uma pessoa muito engajada no movimento".
Ronan aproveitou uma de suas experiências de vida para mostrar que não costuma fugir dos desafios que lhe são dados. 
Em uma entrevista para o próprio site do reality, o curitibano revelou que já chegou a beijar outro homem, depois de um pedido dos amigos, durante uma partida do conhecido jogo Verdade ou Consequência. "Pediram para eu beijar um cara. Eu fiquei: 'Ah, não...isso não, isso não'. Mas eu fui lá, e a gente se beijou", afirmou o brother, também explicando que, mesmo com o ocorrido, nada se modificou com relação aos seus gostos e preferências, mas que já havia, sim, se perguntado sobre os detalhes que envolvem sua orientação sexual. 
"Não foi ruim, mas não foi nada bom. Eu não senti as estrelas, aquelas coisas estourando ao redor, como quando é com uma garota. Na época da faculdade, eu fiquei me questionando várias vezes: a gente nasce hétero ou gay? Como é que é isso?", disse ele, num rasgo de sinceridade típica de quem confia no próprio taco e, por isto mesmo, não teme ser rotulado, julgado ou criticado". Ponto para ele. Subiu no meu conceito e já conquistou a minha simpatia. 
Ronan já precisou do apoio do público para escapar do primeiro paredão. Ainda vai precisar desse apoio para encarar os paredões que, decerto, terá pela frente, seja por puro despeito e inveja (Adélia), seja por preconceito inconfessável (Matheus), seja por sua condição de jovem negro, feio, pobre, sem família, embora seja inteligente, com conhecimentos adquiridos e excelente formação acadêmica, apesar dos pesares.
Se continuar a ser íntegro, a agir com humildade, com caráter, com transparência e sinceridade, voltará dos paredões sambando de Loubotin salto 15 na cara do "recalque" dos que insistem em enlamear sua imagem, com acusações muito graves, irresponsáveis e desrespeitosas, sem nenhuma consistência e, portanto, de uma leviandade aflitiva. É uma pena que o preconceito racista esteja na origem de tanto ódio, tanto veneno contra uma pessoa que nenhum mal fez aos que assistem ao reality e aos que convivem com ele na casa. Isto, essa fraqueza humana fez-me lembrar as palavras sábias do imenso Leon Bloy "só há uma tristeza, a de não sermos santos".
É isso aí, e beijim no ombro para a geral! 
Pelo nível maldoso das baixarias que já rolaram em blogs e nas redes sociais contra Ronan, já posso avaliar o quanto o racismo diabólico está levando os preconceituosos radicais a morderem os cotovelos de desesperado despeito por verem um negro que se chama Ronan (e não Chiquinho ou Sebastião), que cursa Filosofia (e não cursinho de alfabetização noturna), é inteligente, descomplexado e bem resolvido, estar entre os seis sobrevivente do BBB16. Aceitem, que dói menos, galera! 
De cara simpatizei com ele e estou na primeira fila da platéia, pronta para estourar o champagne, jogar confetes e serpentinas sobre a sua vitória, se ele chegar à final entre os três finalistas. Quero aplaudi-lo por ser esse cara legal que tem mostrado ser, depois de uma trajetória digna dentro da casa, mostrando qualidades e valores próprios de um homem de bem, que honra a raça negra brasileira. Acredito que Ronan é muito merecedor do prêmio e de tornar-se o primeiro negro a sair campeão do Big Brother Brasil. Go, Ronan! Vai que é sua, meu negão de tirar o chapéu!
Ana Paula, a Diva do BBB16, continua na vinheta mesmo sendo expulsa. É a fracaaaa!

Agora, olha esta belezinha de nota de Maurício Stycer: "Para tristeza dos seus fãs, no último sábado (05), a polêmica Ana Paula foi expulsa do "BBB16", depois de dar dois tapas na cara de Renan. A Globo, porém, não deixou a jornalista mineira ir embora. A emissora tem usado e abusado da presença de Ana Paula em sua programação. Desde que ouviu de Boninho "a senhora está eliminada", Ana Paula já esteve em quatro programas da emissora e também apareceu no Pânico da Band (e Xuxa a quer em seu programa, como jornalista).
(Quem quiser ver esta postagem de Stycer e o vídeo mostrando Ana em todos esses programas, acessem o portal UOL).

Olha só que delicinha de comentário de Munik:
Munik e Geralda observam o almoço de Matheus e Renan e a goiana ironiza Matheus: "O outro, com a namorada, comprou churrasco para ir com homem". Geralda diz que, se fosse Maria Claudia, já teria terminado com Matheus. Munik concorda e brinca: "Nunca precisei". 

Pois é, esses dois andam muito esquisitinhos: é um tal de comprinhas juntos, de churrasco só para os dois, de banho na piscina juntinhos, de dormidinha no quarto do líder juntinhos, de almoço do anjo juntos, de cineminha juntinhos... Belezinha, né mesmo? Amizade supimposa!
A Fofolete, semi-ficante do boyzinho, já está com ciuminhos de Renan Bananão. Depois de Munik, Juliana e até mesmo Geralda, agora é a vez de Renan. No Quarto Amarelo, Matheus emprestou uma camisa pólo para Renan e vestiu outra (até as camisas deles tem que ser iguais.. Que mimo!). Adélia disse que a peça estava amassada, e Matheus pediu para a Fofolete passar. Ela brincou e disse que não: “Pede para Renan. Eu só sirvo para essas horas. Você não quer dormir no meio da nossa cama, não? É só o que está faltando”, disse a Fofolete para Renan, enquanto este deixava o quarto. Que situação! Que amizade lindaaaa a desses dois... Ai, que emoção! A Fofolete mandou bem...


30 comentários:

Anônimo disse...

Mais um 6x0 com rejeição. Munik, GG e Ronan , vocês são especiais. Eva você também recebe os louros de glórias por textos maravilhosos. Parabéns. Abraços...Fátima

rose disse...

AMEI !!!!!!!!!!!!!!!!!
Adelia saiu com rejeição total mais de 70%. Votei como louca pra saída dela. Era uma questão de honra por perseguir o Ronan a troco de nada. Tô feliz que nem pinto no lixo rsrsrs

Eva, que texto maravilhoso, lindo, perfeito e emocionante.
Eu torço e voto pro Ronan vencer o bbb. Não vai ser fácil, nas pesquisas a Munik e Renan estão em primeiro lugar.
Espero que o nosso trio Ronan, Munik e GG estejam na final e se puder coroando o Ronan.
Agora vou descansar e dormir feliz.
Boa noite.

Anônimo disse...

RONAN é um ser humano sem igual. Soube transformar a dor que ainda carrega em seu semblante, cuidadoso e respeitoso ao extremo com as amigas. Fiquei muito feliz em saber que Ana Paula torce igualmente para ambos. Mas quando perguntada da desigualdade dessa igualdade esperava que Ronan fosse o grande vencedor. Afirmou que Munik linda, carismática e integrante do trio arrebatador não teria dificuldade em somar o valor do premio aqui fora, ao passo que Ronan não conseguira. Penso da mesma forma adoraria ver esse homem lindo vencedor em termos financeiros, tenho certeza que ajudaria outras pessoas acometidas pela mesma dor.

Marcia Finisguerra disse...

Que texto mais lindo Eva!eu me comovo mto com.o.olhar perdido e triste de Ronan. Eu sinto compaixão por ele e MTA pq nunca passsei pelo q o que ele passou mas me coloco no lugar. É onqye falta pra mta gente dessa sociedade hipócrita. Torcendo mto por ele ser o vencedor.Matheus nunca me enganou.cara nojento.Renan é a gazela do programa.Ana Paula desfilando e sambando na cara das inimigas.adoroooo!

Sonia ramos disse...

E com essa eu Vou dormir feliz.Humildade é tudo né?.

Lúcia Girão, Lugirão disse...

Amei seu texto... hoje torço por Ronan embora não acredite que ele vença, imagine, negro, feio, pobre.... mas depois que o César ganhou, eu sei que você gosta dele, mas ele me dava gastura,rs....

Não sei se vc concorda, mas a Ana está no jogo como a Íris , lembra que ela saiu da casa, mas continuava em todas as edições?

Anônimo disse...

GO RONAN GO

Eva...o Ronan me conquistou lá atrás, quando houve toda aquela confusão. E ele ficou na dele. Não comprou briga. Não foi-se justificar. Deixou o barco correr demonstrando, que quem não deve, não teme!
Na época, fiquei observando-o. E agora tenho certeza, que ele nada fez por ter a consciência tranquila, por saber que agiu em comum acordo com todos da macholândia e logo, não era culpado sozinho.
Demonstrou tranquilidade e segurança.
Gosto muitooooo do Ronan.
Engraçado que ao ler o que você escreveu, sobre o questionamento dele sobre como nascemos, se héteros ou gays...Saiba, que eu também me questionava quanto a isso na pré adolescência. Época em que estamos descobrindo nossa sexualidade. Super, hiper normal, esse questionamento. E ele assumir isso publicamente, só revela que não é "plastificado", nem preso a conceitos bobos.

Mais um texto supimposo...arrasador...lindo de se ler e sentir!
Parabéns!

V&A

DEISE GONÇALVES disse...

Eva...também sou Ronan pode contar com a minha torcida, acho ele inteligentíssimo, carinhoso com d.geralda..enfim um cara bacana e admirável!!!!!

Simone disse...

Nem vou perder meu tempo lendo o que vc colocou. Só tenho uma coisa a dizer. Tds vão se arrepender de dar o troféu a esse ser Ronan. Mas eu baterem palmas pra vcs. Pq é td gente que não tem um pingo de visão.
Triste fim.

Sandra Audino disse...

Eva, como sempre q leio seus textos me emociono e só tenho elogios. Vc consegue nos transmitir tudo o que acontece com as pessoas sem política, mas com amor, respeito, verdade, ética.Não tem o que acrescentar no que escreve.
Parabéns!!!
Beijo grande

Sonia ramos disse...

Quem diria.Ana Paula saiu no Sábado e três dias depois sai Adélia. Cadê a prepotência do trio que ficou e se diziam finalistas? É trio! respeite o moço.. Patente alta,bigode grosso.Recolhao-se as suas insignificâncias.Ta é bom de assistir a derrota dos que nunca foram os bons.Rsrsrs

Sonia ramos disse...

Quem diria.Ana Paula saiu no Sábado e três dias depois sai Adélia. Cadê a prepotência do trio que ficou e se diziam finalistas? É trio! respeite o moço.. Patente alta,bigode grosso.Recolhao-se as suas insignificâncias.Ta é bom de assistir a derrota dos que nunca foram os bons.Rsrsrs

Sonia ramos disse...

Eu ainda acho que a pior derrota é ser expulsa pelo povo com rejeição não é Eva??

Cecília Novaes disse...

Eu não entendo tanta implicância com o Ronan. Os comentaristas do uol, maldosos que só, o chamam de falso e dizem que tem olhar de psicopata. Não. É olhar de quem já se costumou a ser escorraçado. O que ele tem de falso, gente? Realmente, só consigo pensar no racismo. Não veem como o Renan é covarde? Mas como é bonitão, aí tacham o Ronan de falso. Torço para que pelo menos nesse programinha a justiça seja feita!

E esse matheus, hein...como posso ter gostado dele? Absurdo seu egoísmo ao insistir pra renan comprar o churrasco (renan não queria. O moço não é mau, apenas se uniu às companhia erradas) e ainda ficar de mimimi pra geralda pq ela fez o feijão tropeiro no mesmo dia do churrasco (aliás, aquele churrasco alimentava a casa inteira, hein!!), jogando que ela é falsa, não tem consideração com ele...é isso aí, GG, não cai em ladainha de moleque mimado não!

Leandro Batista disse...

Ana Paula foi expulsa do programa e saiu da casa para cair nos braços do publico. Se ficasse, era vitoria certa. Já Adelia, assim como todos os seus aliados, estão sendo defenestrados do BBB com requintes de rejeição. É o terceiro 6X0 seguido desde que a Globo inaugurou o novo sistema de votação. Antes disso, Daniel teria sido eliminado por Ronan, dando início a fila indiana que deverá terminar com a eliminação de Renan, Matheus e Cacau. É como diz o ditado: Aqui se planta, aqui se colhe.

E novamente Bial cita a famigerada Presença da Ausencia, hein? No BBB7 ele se referia a Irislene Stefanelli, que foi eliminada num paredao com seu affair e se manteve presente na casa mesmo não estando mais nela. E o fenomeno voltou a se repetir nessa edição com Ana Paula. Ela não está mais lá, mas sua presença ainda é sentida por todos lá dentro. Sensacional

Anônimo disse...

Meus parabéns Vc me fez ir as lagrimas ao descrever o Ronan é assim que EU o vejo um cara do bem , coração bom um leão que te quem ir a fornalha todos os Dias ....Como seria bom ver Ronan campeão do Bbb voto e muito para isso acontecer ...Muito OBROGADO eva BEIJOS NO SEU Coração !

prichinalia disse...

Gente, só pra relembrar, nessa altura do campeonato, no BBB10 estavam Maroca, Dicésar, Fernanda, Dourado, Cadu e Lia, e mesmo evidente qual era o lado forte, Anamara e Dicésar não deram o braço a torcer e continuaram se posicionando, garantindo nosso entretenimento até o final, sou grata por todo o elenco do BBB10, que não foram covardes como esses 3 patetas que agora que viram que estão do lado errado vão usar a técnica do puxa saquismo.

Anônimo disse...

O Brasil desabando,mas tudo pelo Bbb 16!
Aí tá certo!

Anônimo disse...

Eva o que dizer depois deste texto perfeito, eu torço para o Ronan ganhar por tudo que você escreveu, chorei.

Roger disse...

Obrigado por colocar em palavras o que tantos viram e sentiram, muito obrigado, é isso mesmo Ronan Campeão!!!Olha elaaaaa!!! Por ti Ana Paula!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Uhuuuuuuuuuuu.... AP acontecendo no Vídeo Show. Linda!!!!
Pra desespero das invejosas. Kkkkkkkkkk

thereza kristina Gama disse...

Que texto emocionante Eva,a minha torcida é pra ele!
meus olhos estão marejados....
beijos

Sandra Audino disse...

Eva, dá um "pulinho" no PilotandoTV", leia o Conto da Serpente, está hilário.
Como vc diz, às vezez é bom ler algo leve e engraçado e muito bem escrito.
Até mais.
Beijo grande.

prichinalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
janaina disse...

Existem pessoas que nos cativam, Ronan é um deles. Talvez pela simplicidade ou talvez sem motivo nenhum simplesmente por ser quem é. Perfeito texto.

Kododis Blair disse...

Também torço pro Ronan na final contra Munik.

Anônimo disse...

Eva Boa noite!
Lindo texto! Parabéns!

Um passarinho verde me contou que aconteceu isso: Renan ficou 30 min no confessionario. Saiu dizendo que não precisa da liderança essa semana porque o anjo é auto imune.

Você estasabendo de algo neste sentido?

abç

Fátima

Eva/RN ZCMC disse...

FÁTIMA, soube que Renan ficou um bom tempo no confessionário. Ele ficou todo chiliquento com a saída de Adélia. O cabra é frouxo, deve estar se borrando de medo do paredão com Ronan. Não acredito que tenham dito a ele nada sobre o anjo autoimune. Vou procurar saber se isto procede.Bjs.

Mary Silvia Rocha disse...

Bom dia Eva, sinto sua falta quando não aparece por aqui, Que Deus lhe abençõe grandemente, espero que esteja tudo bem com você. O seu Blog virou um vício, todas as manhãs eu entro para ler os teus textos maravilhosos é a minha referência para continuar assistindo o BBB. Bjssss

Anônimo disse...

Primeira vez que concordo com um post seu. A vida não é justa com todos e certamente Ronan já sofreu o suficiente na vida. Eu penso que ele merece ganhar esse BBB. Na vida com toda certeza ele já é um ganhador!