27 de março de 2016

Apenas um bom moço chamado Ronan!



Hoje à tarde, liguei o PPV e a cena que vi, no quarto roxo, foi a de duas moças dormindo sem o mínimo cuidado com a compostura. Tanto Cacaulete como Munik estavam descompostas. A primeira deitada de costas, com as pernas arreganhadas. A segunda de ladinho, com a pijaminha curtíssima, deixando a calcinha à mostra. Agora, começo da noite, Cacaulete estava ainda na cama com um shortinho de dormir bem curtinho, semi deitada com as pernas arreganhadas. Ronan, que se trocava, veio até ela, pegou a manta e a cobriu. “Porque isso, Ronan?” disse a sonsa. “Sua calcinha está à mostra, menina!” 
Pois é, cenas como esta já vi aos montões. Respeito pelos homens da casa não conta? A cobrança é feita apenas em Ronan, agora acusado de todo tipo de nojeiras, quase rotulado de tarado, correndo o risco de ser tachado de estuprador por fazer brincadeiras com Munik, tentando dar beijo, abraçando... Enfim fazendo tudo quanto fazem jovens amigos que vivem juntos. Se ele fosse branco branco, será que haveria esse prurido alarmista? Por acaso, ela se esquivou de Renan e de Laham? Hipocrisia dos demônios! Ronan pode até estar sendo insistente e cansativo em suas abordagens afetivas com Pequi. Mas, nada que não possa ser resolvido com uma sincera e franca conversa. 
Ronan está caidinho por Munik, sente-se carente e nada mais natural que desejar “ficar” com ela. Qual é o problema? Por ele ser negro? Uai, ela mesma já disse que o bisavô era negro retinto, de cabelo enrroscadinho... 
Nunca vi tanta boataria calhorda tentando atribuir maldades hediondas e sórdidas taras ao rapaz, motivadas por mero desespero para desconstruí-lo aos olhos do público, notadamente pelas torcidas ensandecidas, quase todas formadas por adolescentes e damas do sofá, cegadas pelo racismo que move suas reles campanhas difamatórias. 
Ontem, depois da festa, o clima entre Ronan e Munik era de envolvimento carinhoso e amigo, como muito bem mostrou a edição deste sábado. 
Depois de ajudá-la a tirar o figurino e tentar em vão colocá-la para dormir, o estudante resolveu ir escovar os dentes, Munik foi atrás e começou a cantar "O Amor é Mais", de Belo, no ouvido do estudante. "Só descobri que te amo!", canta Munik, que completa: "Isso que eu queria te falar". Em seguida, entra para a cabine do banheiro, enquanto Ronan desabafa: "Quem dera fosse sério". Munik parte para a música "Tua Boca", também do cantor Belo. "Essa é bonita", elogia Ronan. Enquanto Munik está no banheiro, ele apoia a cabeça em uma parede. A goiana continua cantando bem alto. 
Gente, se Munik não gostasse, de verdade, do assédio do estudante não teria ficado nesse curruchiado tipo ternurinha, ainda mais sabendo que ele já se disse apaixonado por ela, quando tomou aquela homérica bebedeira e ficou doido de ciúmes ao vê-la dormindo com o Boy Magia. 
Depois, ele foi até a sala e se sentou no sofá com Munik. Esta lembrou as etapas da Prova do Líder e o avisou: "A gente tem que ganhar. Eu, você ou a dona Geralda". Ronan a ouviu e afirmou querer que seja ela a ganhar mais um ponto na prova. Em seguida, voltou a insistir para os dois irem dormir. A goiana, por sua vez, reitera que tem fé que irá até a Final do BBB16: "Eu acredito que eu vou para o Paredão, mas eu vou voltar. Eu vou para a Final, que é o meu sonho". 
Alguma coisa além da conta nesse tete a tete na madrugada? Ele tentou agarrá-la? Não. Essas brincadeiras, que podem até ser de mau gosto, ele só faz na presença de outras pessoas. Se fosse mal intencionado, atacaria nesses momentos em que estão a sós. Mas, ele a respeita! 
Tanto é assim que, na pista de dança, Munik estava comendo pipoca, enquanto Ronan dançava o sucesso "Nosso Sonho", da dupla Claudinho e Buchecha. Assim que a lindinha se aproximou, ele a agarrou por trás, erguendo-a e rodando com ela presa, que dizia: "Sai, menino...". Ronan soltou-a e começou a cantar a música no seu ouvido, encerrando com um beijinho no rosto. O que houve de desrespeitoso nesse gesto do rapaz? Tirou algum pedaço? 
Ronan tentou beijar a Munik duas vezes? E o que é que tem de indecoroso nisto? Tentar beijar é normal entre jovens... Beijam até quem não conecem nas baladas. Que fricote dos diabos é esse com as tentativas dele de dar beijos no rosto de Munik? É porque ele é negro? Hipocrisia dos demônios! 
Na sala, durante a festa, ele pediu um beijo a Pequi, e ela deu-lhe um na bochecha. Se estivesse tão desgostosas com o suposto assédio do rapaz, teria negado. Ora, ora: Ronan beija Geralda, beijava Cacaulete, Ana Paula. Quando bebe fica beijoqueiro. Na festa Van Gogh beijou todo mundo, até o seu desafeto das arábias.
Ele deu beijos em Munik na festa? Deu no rosto, sem maldades. Quem está maliciando e é ela e as pessoas que estão a procura de motivo para execrá-lo. 
Os dois estavam de boaça na festa. Ele adora dar beijinhos nela. Adora cuidar dela, tem a maior paciência com as bebedeiras dela, ajuda-a a trocar de roupa, leva-a nos braços quando está de pernas bambas de tanta manguaça na pança (ela deixando e gostando), dá os remedinhos e leva patadas grosseiras e injustas logo ao amanhecer, sem se aborrecer. Apenas diz na maior calma: “não precisa ser grosseira comigo.” 
Aliás, quem não merece ter alguém como Ronan como parceiro são as duas que mais deveriam ser agradecidas a ele: Geralda e Munik. Elas falam mal dele pelas costas, criticam-no e riem dele. Nunca vi Ronan tesourando as duas pelas costas, ou debochando delas. Infelizmente, Ronan está sozinho na casa 
Desde o tempo com Ana Paula, ele sempre foi protetor, atencioso, amigo, cúmplice, companheiro e torcedor das três mulheres do seu grupo, embora nem sempre elas tenham merecido sua dedicação, como continuam sem merecê-la. 
Não me surpreendem as barbaridades que tenho lido sobre Ronan, tampouco me choca a leviandade com que enlameiam sua imagem. Sei que entender a aceitar alguém com a personalidade complexa como a de Ronan é complicado e exige muita sensibilidade e total despojamento de qualquer laivo de preconceito. 
Muitas pessoas o julgam equivocadamente, sem saberem de tudo sobre o seu passado, sua vida, suas aflições, dores e traumas, sem pararem para pensar se as suas atitudes são reflexo da infância que ele teve, e dos muitos preconceitos que deve ter sofrido e ainda sofrer até hoje. 
Posso até não concordar com algumas das suas atitudes, mas procuro compreendê-las com os instrumentos da razão e com a maleabilidade dos sentimentos, da emoção. 
Acredito que Ana Paula o compreendeu e captou sua essência boa, admirou sua integridade moral, rendeu-se à sua gritante carência afetiva, acolhendo-o e apoiando-o enquanto esteve na casa. Esse seu gesto de generosidade foi importantíssimo não só em relação ao jogo como para elevar sua auto estima, arrancá-lo da solidão a que estava sendo relegado pelos cabrões covardes da finada macholândia. Ana Paula foi a mola propulsora que o jogou para o alto e o trouxe de volta para o jogo.   
Há quem ache que Ronan precisa de um tratamento psicológico, para livrar-se dos seus fantasmas. Não descarto sua necessidade de procurar conhecer-se melhor, de aprender a lidar com seus traumas e restaurar sua auto estima. Todavia, se ele está doente da alma, tal doença foi-lhe transmitida por contágio com a podridão da sociedade, com o demônio do preconceito e pela vilania dos que se julgam socialmente e economicamente superiores aos negros. Mais doente que Ronan é a sociedade preconceituosa, mais necessitada de socorro é esta. 
Eu vi a sanha destruidora de pessoas que, leviana e criminosamente, rotularam Ronan de ladrão de dinheiro e de jóias, pautadas apenas em vídeos divulgados pelos piores e mais sórdidos programetos de televisão da mequetrefe Rede TV. O afã em demolir a imagem do rapaz era tão obsessivo e tenaz que inventaram até que ele destruía documentos da Operação Lava Jato, quando trabalhou como Ofice boy na Polícia Federal. Claro que a coisa é tão maldosa, descabida e sem respaudo na realidade dos fatos, que não teve repercussão nas largas avenidas e ruas da NetBBB. 
Assim, enquanto os donos da verdade e juízes infalíveis dos erros alheios vociferam contra a honra, a imagem e o nome do rapaz negro, sua torcida cresce cada vez mais aqui fora, trazendo-o de volta de quatro paredões. 
Muitos são os que tiveram a sensililidade para perceber suas qualidades e estão determinados e unidos para levá-lo à vitória, como o participante mais merecedor dessa edição. Merecedor não por ter sido muito pobre e ter uma vida trágica, mas por sua essência humana e pelos valores que ele representa, não apenas dentro do programa, como fora dele, onde amigos, ex-patrões e colegas de trabalho dão o testemunho das excelentes impressões que tem dele. 
Foi decepcionante, para mim, ver quando todos na casa estavam bajulando o ator, enquanto criticavam e julgavam Ronan, uma pessoa que, claramente, não estava bem, que estava sofrendo. Não que todos devam paparicá-lo a todo instante, mas faltou um pouco de compreensão e solidariedade por parte dos seus colegas do grupo, notadamente Geralda a quem ele confidencia sobre seus sentimentos, trata-a com uma extremada consideração, cuidados e desvelo. 
Criticas e execrações pipocaram dentro e fora da casa. Desaforado, mau caráter, estúpido, machista, foram alguns dos rótulos menos sórdidos que jogaram nas costas de Ronan, por ter tido, bêbado, um surto de ciúmes e decepção, ao ver sua musa dormindo com um estranho recém chegado à casa. Isto como se não fosse a reação mais normal do mundo sentir ciúmes da mulher amada. 
Jogou uma caixa de camisinhas nas fuças do casalzinho? Jogou... e daí? Foi falta de respeito? Foi mesmo? Verdade? Eu enxerguei a cena de outra maneira. Vi ali dor, frustração, decepção, sofrimento e um amargo sentimento de rejeição! Vi um rapaz novo rasgado por dentro, revoltado e infeliz, procurando desabafar a mágoa dolorosa de quem se sente desprezado pela mulher que ocupa seus pensamentos. 
Ana Paula, mesmo fora do jogo, continua a apoiá-lo e  a torcer por ele, tendo inclusive declarado a sua preferência por ele, perante sua torcida. 
Torço por ele, com muito orgulho, adoraria vê-lo campeão se contrapondo a campanha preconceituosa que fizeram aqui fora contra ele taxando de ladrão e, ultimamente de tarado, de aproveitador das mulheres da casa e outras barbaridades criadas por mentes doentes, sem contudo correlacionarem provas. 
Não tenho certeza de que Ronan possa vencer Munik, certamente a preferida com uma grande torcida organizada. Mas, não creio que seja impossível sua vitória merecidíssima. Mesmo que não seja o campeão, certamente ficará no 2º lugar e receberia um prêmio bem razoável. 
Ronan tem potencial a ser desenvolvido, pode estudar e se tornar um brilhante profissional em qualquer área que escolher, tendo a chance de superar as dificuldades passadas. Ele só precisa de um empurrão para que isso aconteça. 
Ronan ajudando crianças orfãs em uma ong.

18 comentários:

Tina disse...

Que milagre não meter a lenha na Cacau ,e endeusar munik.Só elogiar Ronan ,Pra mim Cacau deveria ganhar o lider pra baixar a bola da GG e Munik .Iria as duas pro paredão .Ronan Primeiro lugar e cacau ficar pelo menos no terceiro lugar.

Marcia Finisguerra disse...

Falou tudo Eva.vou dizer que faz tempo estou cansada da Munik pq ela dá entrada pro Ronan sim faz tempi. Ela faz cenunha pra edição sim com ele e depois destrata de um jeito que eu detesto.pena que Ana Paula saiu e tomara que a torcida dela faça dele o campeão pelo menino de ouro que ele é. Infelizmente o preconceito sempre vai reinar.

Di disse...

É assim mesmo Eva. Vai chegando a final as torcidas começam a dividir. Só quem ameaça a vitoria de Munik é Ronan pq a torcida da Ana vai se dividir. Uns vão de Munik e outros de Ronan. Sem contar os da Cacau que querem desestabilizar Ronik e colocar Cacau nessa final.

Anônimo disse...

Concordo com você e torço para que Ronam seja o vitorioso ,depois Munik e Geralda.Porque quero Ronam vencedor?Além de tudo que você citou,penso que ele ,mais que as demais,fará melhor uso desta grana.Sofreu muito e acho que deverá investir em estudos e viagens culturais.Não é deslumbrado.Mas eu também me incomodaria um pouco com esse assédio,só que falaria direto com ele e não ficaria comentando nas costas,afinal ali existe uma parceria baseada na amizade,na confiança e ele é muito legal e fiel com as duas.Muito feio o que elas fizeram,mas a Geralda chegou a aconselhar a Munik a falar com ele.

Iara disse...

3:00 da manha e eu comentando em blog...mas to sem sono.

Entao talvez eu serei a unica aqui, mas vou defender a minha garotinha.
Ela ja disse pra ele que se incomoda com ele dando beijos e amassos nela, nao é de hoje, ja disse varias vezes pra ele e toda vez ele fica emburrecido e fica de "mal" com ela.
Munik inclusive disse pra dona GG porque nao fala pra ele mais coisas, porque ele nao quer ouvir, fica de cara fechada.
Todo minuto ele alfineta ela com alguma coisa. Quando nao é isso, fica falando das doideras dela na festa, não cansa de falar que ela foi feita de trouxa pelo ator.
Sempre jogam tudo em cima da Pequi.
Ela confia nele como amigo, nao como homem, por isso deixa ele trocar de roupa, conversa com ele livremente, e quando esta bebada parece uma ciança.
Veja nesses videos, voces vêem maldade?
http://bit.ly/7ClHjU
https://twitter.com/dolfoda/status/713793881217884161
É só uma menina bebada com seu amigo.
Mas ninguem nota que ela também está acuada, porque ela viu a cena de ciumes dele, sabe que se brigar com ele pode magoar ou ate perder uma final.
Eu naoquero crer que Ronan esteja usando isso como jogo, pra queimar ela. Nao quero crer que tudo seja jogo.
E GG podia ter uma conversa franca com ambos e nao tem, deixa o circo pegar fogo.
E sobre a materia que voce citou por exemplo, ela disse AIIIIII MENINO!!
http://globoplay.globo.com/v/4911778/
E nao SAI.
Mas so leem o titulo sensacionalista e pronto.

Anônimo disse...

Eu enxergo em Munik uma certa levianidade com os amigos. Foi assim com Ana Paula quando esta pensou em desistir. Foi assim quando se tornou líder e se aproximou de Renan. Este responsável por tirar Ana Paula do jogo e colocar Munik duas vezes no paredão.... Agora anda rolando um zum-zum na net de que ela teria transado com Matheus ma banheira do quarto do líder. Essa revelação foi feita pela própria Munik a Geralda. Bom pouco me importa, mas demonstra que ao mesmo tempo que e encantadora e linda, possui uma face vil. Se de fato transou com Matheus fez unicamente para humilhar Cacau, caso quisesse o homem sabe que o teria em qualquer outra situação. Ronan não é o mais divertido, mas é o mais integro, inteligente e jogador. Vê-lo campeão e resgatar cada uma de nossas crianças largadas a marginalidade social. Sempre o vi como homem integro, o melhor temos na casa.

DEISE GONÇALVES disse...

Nossa!! Eva, fiquei emocionada com seu texto, tem meu apoio também sou RONAN, essa paixão é coisa de confinamento vai passar e ele vai dar a volta por cima, hoje ele estava com a pressão arterial alta, tomou remédio, não pode comer sal, vou torcer para que tudo fique bem!!!

DEISE GONÇALVES disse...

Nossa!! Eva, fiquei emocionada com seu texto, tem meu apoio também sou RONAN, essa paixão é coisa de confinamento vai passar e ele vai dar a volta por cima, hoje ele estava com a pressão arterial alta, tomou remédio, não pode comer sal, vou torcer para que tudo fique bem!!!

dani disse...

Muito bom!! Eu mesma que não gostava do Ronan, passei a admirá-lo e com certeza seria o único ali merecedor da vitória. O que são Munick, Maria Claudia e D.Geralda...para mim sem condições!
Estou vendo que a torcida da Munick é grande..mas uma menina naquela idade , com roupas boas, que já frequentou os melhores restaurantes de SP , segundo ela. Que não aprendeu nada de relevante..fala errado demais..será que estudou?
e outra que grosseira e arrogante.

Anônimo disse...

Somente você, com sua inteligência e sensibilidade extraordinária para expressar neste texto tanto carinho e respeito por esse rapaz. Compartilho inteiramente da sua opinião é apoio sua escolha por Renan. Estou junto com voce em sua defesa. Obrigada querida Eva.

Anônimo disse...

oi eva querida eu adoro o ronan mas
acho super errado esse ieia fixa em munik
esse negocio de roubar selinho ela ja
pediu a ele pra parar parece que ele acha
como ela ficou com um cara em um dia
e ele foi embora ele tem o direito de
tirar uma casquinha acho ronan sper amigo
sempre teve do lado da ana ajudando sendo amigo
com a munik e gg qd toma os porres dela
mas eu ja teria arrumado um barraco se um
homem ficasse assim me agarrando toa hora
poderia ser meu melhor amigo acho falta de respeito
eu fiquei pasma pq no tuiter fizeram varias enquetes
quem as pessoas preferam na final

munik x geralda ou
munik x ronan

a primeira opçao ganhou acho injusto com ele pq
gg entrou depois qd foi conveniente a ela
mas na hora do aperto qd eles estavam no perigo
queriam o apoio da gg ela nao ajudava
eu queria RONAN E MUNIK NA FINAL ali
o publico decidia acho que ana apoiara o ronan
pq ela disse que ama os dois mas munik
tem muito mais chances de trabalho aqui fora
que ronan nao tera enfim so nao quero
a insuportavel da grudenta na final uma garota que
nao fez nada no jogo entro com um texto pronto
se matheus nao tivesse entrado teria feito casal com ronan
tanto que todos achavam isso la quis ser maria do bbb11
mulher pano de chao lambeu todo mundo o
bbb todo pra nao ser votada odeio essa garota
desde o primeiro dia nunca vi nada de bom nela chata cinica
fingida biscate vagabunda se faz de santa
pra mim ela estrago o bbb16 pq prefiro alguem
que a gente deteste vilao mesmo do que sabonete
como ela e o semi ficante qe agora da entrevista
bizarra enfim munik x ronan na final
ja que ana nao esta la bjs te adoro eva

Emilia disse...

Adorei Eva.eusempr torci pelo Ronan e não tem essa de que quem eu gosto não tem defeitos..vejo alguns sim mas qu chato seria torcer por algo sem nenhum defeitinho a unica coisa que não pode ter defeito é eletrodomsticos rs beijoss

Sonia ramos disse...

Que diferença de Ronan de hoje,para o Ronan da estréia. Ronan nunca mais venceu uma prova de resistência, e talvez não vença essa.Só anda cansado,sonolento.Creio que essa vida sedentária, essas comidas a base de fígado de frango, muito presunto, muito e etc,tem contribuído para o aumento da pressão arterial dele.Já está na hora da nutricionista prescrever uma dieta mais balanceada para o rapaz.O colesterol deve estar nas alturas. Sempre bato nessa tecla.Mais independente de qualquer situação, vou continuar torcendo por ele.É o único que merece levar realmente o prêmio maior... Audaz,corajoso,esforçado solidário e amigo quando gosta.É isso!!

Guibraga312 disse...

Adorei o texto . Maravilhoso ! Concordo 100% . Obrigada por me deixar tão emocionada .

Anônimo disse...

lagrimas nos olhos eva PARABÉNS vc so esqueceu de fazer menção a falsidade que peki exalta essa menina e leviana e falsa com os amigos ela foi fria com ana paula , e fria com ronan e mente ate para Geralda Dissimulada ..garei nojo dela desde de que vem fazendo teatro para denigrir Ronan porem eu vou com o Ronan ate o fim e voto muiro e torço muito pra ele ser finalista !

Anônimo disse...

Munik não é leal aos amigos.... com Apê ela tb não foi, lembro dela sentada na cama descendo a lenha na Ana Paula com Adélia, desde esse dia fiquei com o pé atrás com ela e continuo. Ela tem tentado de tudo queimar o Ronan, por isso que dá espaço para investidas dele e reclama pelas costas.

maria morais disse...

oi,testando

Anônimo disse...

Olá Eva...
Eu li o seu texto, bem rápido..Mas concordo com tudo que você disse.
A Munik alimenta de uma certa forma, o "assédio" de Ronan. Nossa, isso é visível!!
E ele é homemmm..ora bolas. E o que ele está fazendo demais??
Ele por acaso a desrespeitou em algum momento???
Claro que não!
Se ela não quisesse mesmo, não alimentaria..não atiçaria, como ela faz às vezes. Conversaria numa boa, como você mesmo diz.
Concordo em gênero, número e grau...com o que você escreveu...O preconceito deixa as pessoas cegas!!
Continuo sendo 100% Ronan.
Munik, eu já disse o que penso dela. Ela faz o seu jogo, desde sempre. Aprendi a gostar dela, pela sua inteligência e seu jeito cativante. Mas ela é e sempre foi, águia. Disso não tenho dúvidas...E esse é o atual jogo dela com Ronan. Se insinua e foge. Pois sabe que ele a adora. E está jogando com isso.
Para desmoralizá-lo, ou até mesmo ridicularizá-lo? Não sei...Pode ser..Afinal estamos na reta final! E ela, independente de qualquer coisa quer levar o prêmio.

Feliz Páscoa Eva...Muita Paz, pra você e toda a sua família!!!

V&A