6 de março de 2016

Ana Paula forever!


Ana Paula continua sendo ímpar, única e sui generis. Ela saiu do BBB16, mas sua lembrança e o impacto de sua desclassificação continuam presentes no imaginário até dos seus detratores, mesmo daqueles que se julgam acima do bem e do mal, acenando com a bandeira de detentores de valores especiais, que os torcedores da Diva Carismática não possuem. Estes são gente de terceira classe, desdenhados em nome de uma tal "inversão de valores" que ainda não entendi o que seja. Como inversão de valores, se estes são inerentes à personalidade e à individualidade de cada um?
Meus valores são a soma dos valores familiares que herdei, somados a outros que adquiri ao longo da minha socialização, das minhas experiências, do meus contatos com a sociedade e, mais que tudo filtrados pela minha consciência e pontos de vista individuais. Portando isso de ficar acusando de praticantes de inversão de valores os que sentem, pensam e agem de forma independente, diferenciada e de acordo com o próprio e legítimo sistema de valores, como forma de insultá-los e diminuí-los, é uma grande asneira. A mim não atingem! Apenas já me dão uma aflitiva canseira, especialmente por causa da sua reiterada repetição pelos papagaios de pirata que leem o disparate, acham lindo e, sem refletirem sobre a incongruência do que dizem, saem na base do repeteco, soltando tal pérola net a fora. 
A tal "inversão de valores" só perde para outra asneira fenomenal: a que compara os que torciam por Ana Paula e torcem por Ronan, com o epíteto de petistas, ou com o rótulo de votantes de Dilma. Ora, fala sério! 
O que tem a ver votação e escolhas em um programa de entretenimento com a votação em uma eleição presidencial e a escolha de Dilma? O que dá aflição é ver esse dislate ser repetido como se fosse a mais inteligente das conclusões... Claro que a intenção é, também, a de insultar e diminuir os que, nos paredões, votavam em Ana Paula. Milhões de retardados, responsáveis pela eleição de Dilma... É muita puerilidade para digerir... Não dá para ser feliz com esse barulho tenebroso gerado pela frustração, pelo fanatismo e pelo arrogância, dos que se sentem contrariados. 
Respeito pelas diferenças é fundamental para a instauração do respeito e da harmonia. O engraçado é que as mesmas falhas apontadas em Ana Paula são praticadas por seus detratores nas redes sociais, em blogs e nos comentários publicados em nossos blogs. Fazer o quê, né mesmo? 

Para adoçar a alma, lembro a edição de ontem, quase toda dedicada à Ana Paula, fazendo jus a sua especial passagem pelo BBB16. Foi gratificante demais! Foi uma manifestação de respeito, de carinho e de consideração por quem levou a edição nas costas, por quem sobressaiu como a grande e absoluta protagonista do programa, a que brilhou dentro da casa e que continua brilhando através da pena de colunistas, pela palavras de veiculadores de opinião na imprensa escrita, falada e televisiva".
Abaixo, mais um artigo de Maurício Stycer sobre Ana Paula:

"Ana Paula deixou o "BBB16" sem ter direito ao tradicional "discurso da eliminação", feito por Pedro Bial, nas noites de terça-feira. A única coisa que ela ouviu, na manhã deste sábado (05), foi a voz impessoal do chefão Boninho no confessionário: "A senhora está eliminada".
Ainda assim, a jornalista teve direito a um outro tipo de homenagem do apresentador, doze horas depois, na noite de sábado – o "discurso da desclassificação", que mereceu por ter dado dois tapas na cara de Renan. 
Aos espectadores indignados com as atitudes de Ana Paula no programa, Bial foi logo dizendo: "O "BBB" não é necessariamente vitrine de virtudes nem de vícios. Tantas vezes desrespeitosa e desequilibrada, Ana Paula não é um exemplo, mas merece toda compaixão e nos inspira à reflexão".
Compaixão? O apresentador tentou explicar, em chave poética, como gosta. Primeiro, reconheceu: "Você passou do ponto, passou muito do ponto". Mas teve um mérito, disse: "Você engrandeceu o jogo ao relativizar falsos bem e mal absolutos."
Talvez no melhor trecho do discurso, Bial observou: "Não teve medo de ser odiada como vilã e foi amada como anti-heroína". E corretamente lembrou: "Mesmo na hora da briga, não perdia o humor. Pois enxerga o ridículo de nossas paixões e tem a grande virtude de saber rir de si mesma.
Por fim, meio psicólogo, Bial perguntou: "Você, criança perversa ou criança perdida? A um só tempo mimada e carente." E justificou a desclassificação como um gesto de carinho paternal do programa: "O "BBB" te deu limite, uma forma muito generosa de amar".

Para quem não viu a edição de ontem e, consequentemente não ouviu o discurso de Bial, pronunciado como se o estivesse fazendo em uma sua eliminação, transcrevo abaixo, as palavras enaltecedoras do apresentador, divulgadas em rede nacional e internacional. Palavras muito mais divulgadas e representativas que os insultos e disparates que circulam na net. Bial é um poeta, um homem de grande sensibilidade, de comprovada inteligência e, como tal, enxergou os defeitos e, mais que tudo,  viu as qualidades ímpares de Ana Paula:
"O BBB não é necessariamente vitrine de virtudes nem de vícios. Tantas vezes desrespeitosa e desequilibrada, Ana Paula não é um exemplo, mas merece toda compaixão e nos inspira a reflexão. Ana, a louca. Já em seu primeiro paredão, eu dizia: "Você, que ao expor, se expõe. Você descontrole. Você que quer holofote na cara da verdade. Você que quer escancarar. Faísca, você arrisca. Você, rá!" Você que passa do ponto. Passou, ô, se passou, passou muito do ponto. Hoje eu posso concluir: você, que engrandeceu o jogo ao relativizar falsos bem e mal absolutos.
Ironia, você que trouxe o relativismo, foi vítima de sua busca pelo absoluto. Você que - tava na cara - era destinada a arder no fogo que acendeu. Você que não teve medo de ser odiada como vilã e foi amada como anti heroína. Você. que mesmo na hora da briga, não perdia o humor, pois enxerga o ridículo de nossas paixões e tem a grande virtude de saber rir de si mesma. 
Você, criança perversa ou criança perdida? Você que tem demais e nada basta, você é, a um só tempo, mimada de carente. Você, generosa, viu a solidão de Ronan e o trouxe de volta. Você, esperta, percebeu o brilho de Munik e com ela formou. Você e sua intuição ativa, que é como se chama inteligência no BBB. Você que disse bonito "meu objetivo era enxergar um rumo pra minha vida". Rumo que buscava desde sempre arriscando, testando, provocando, até chegar ao rumo que se chama limite. Esse é o rumo que você buscava aqui e o BBB deu pra você: limite, uma forma muito generosa de amar".

25 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia querida Eva! ( me dou a liberdade de te falar assim)
Passei a admirá la por ler todo dia seus testos.. Ontem à noite a ouvir Bial fiquei emocionada cm suas palavras e forma cmo descrevel a Ana. Maravilhoso discurso! Deixei de visitar alguns blogs por conta do q vc descreve nesse testo, o radical julgamento das atitudes falíveis dos outros seres humanos se cmo quem o julga também ñ o fosse . Parabéns !!!! Tamo junto!!
Bjs. Bia

Di disse...

Não aguentei Eva, ontem Adelia e Renan no ql preocupados se vão ser lembrados pelo gde publico.kkkk Renan se vangloriando pq teve um barraco com a Ana e por isso será lembrado kkkk O maximo foi terem certeza que sairão odiados e que terão que fazer tratamento psicologico pra suportarem as criticas. Kkkkk. Adoroooo.

Marcia Finisguerra disse...

Qta gente hipócrita. Eu tbm sou como ela tudo me irrita e fico nervosa fácil por isso.me identifico com ela demais. Difícil essa gente que gostaria mto de ser uma Ana e finge que não suporta gente verdadeira como ela.

Dioni Eduardo disse...

Na boa esses falsos moralistas que criticam quem é verdadeiro no jogo são muito irritantes, além de tudo criticam as torcidas.. Parece que isso não muda, sempre a mesma coisa.

Dizem: "duvido que esse povo que gosta dela queriam conviver com ela" "gosta dela? Leva pra casa"

Eu vejo o BBB como um jogo e não como uma vitrine de virtudes mesmo, o povo que entra ali e não se entrega completamente como a Ana não é porque são pessoas do bem e sim porque tem muito medo do julgamento ou até mesmo estão fingindo pois sabem que os ignorantes (sim ignorantes) sempre acham eles as pessoas que só possuem qualidades e os outros participante apeorpessoadomundo.. Garanto que se a forma de eliminar não fosse por julgamento popular as coisas seriam bem diferente, é só olhar Survivor lá o povo joga mesmo mas né.... Isso nunca vai mudar, sempre vai ter essa parcela do público que se acha superior aos outros só por terem gosto diferente. Depois a Ana que é arrogante e prepotente, a tá.

Anônimo disse...

Eva..
Reparei isso também, quem tanto critica a Ana Paula, é quem tem as atitudes mais destemperadas e desrespeita o próximo, de maneira bem chula..Enfimm..

Estou surpresa comigo mesma...Sem tesão pra ver ou comentar, mais nada!
Encontrei vontade agora, lendo os seus textos.
Obrigada!

V&A

janaina disse...

Olá, como sempre desligada comentei no outro post, ainda bem que sou destemperada e pavio curto como AP, e na boa dou risada de mim. Quando for publicado trago para cá o coment que fiz no outro post.

Anônimo disse...

Beijos querida Eva. Bom, em homenagem a AP, sim, ela sempre será lembrada, por tdos, sem exceção, vou continuar( por eqto) a assistir ao BBBzen, mas só porque ainda resta, alias AP continua lá ( só ouvir Renan, kkkk) Munik e Ronan., caso eles saiam, já não há um jogo à assistir. Mas acho que x9 pode sem querer salvar ao menos esta semana...hehehe, diz que vai dar o anjo a Geralda que, por sua vez vai lascar bundalhuda no paredão....Será que Napaula é tão forte à ponto de estar liderando em espirito? kkkkkk. Cê vê? Se fala de BBB é falar di Napaula! Ele está nela e ela está nele forever!

Lúcia Girão, Lugirão disse...

Eva, excelente seu texto, ainda acrescento umas asneiras que li por ai, tipo: Como aAna influencia negativamente as crianças, ops, desde quando BBB é programa para ser visto por crianças? Não é a toa que não pode ser exibido antes das 22:00 horas. Fico passada como esse povo não sabe educar seus filhos,meus filhos nunca assistiram programas de tv ou viram conteudos no computador que não fossem compatíveis com a idade que tinham , pelo menos na minha residencia.
Mas não acham feio e não quero justificar a atitude da Ana que não foi correta, foi muito deprimente ver as cenas dela totalmente bebada, não acham feio o que o Renan fez, ele foi na minha opinião bem covarde indo correndo ao confessionário, ele viu que ela não estava mais sabendo o que fazia, e não deu nenhum desconto, na opinião foi como "chutar cachorro morto.
E a Adélia que mulherzinha "nojenta", afff.....
O Ronan só tem crescido no meu conceito, cuidou dela, pena que não evitou o pior, mas cada paga um preço por suas ações, espero que isso valha também para o Renan e Adélia. E o Renan poderia ter se fortalecido nesse episódio.Fazer o que, chutar cachorro morto é mais fácil para uma pesoinha como ele, bem inho,inho......

Anônimo disse...

Credo.. Idolatrar essa mimada alcoolatra...mulherzinha de ultima categoria..teve tudo na vida...estudo, dinheiro e olha o ELA é.... Bebeu a herança da mae e enche a boca pra dizer isso....pobre menina rica? Wue se dane e va curar seus porres nas suas viagens e comorimhas em free shop...graças a Deus esse tipinho vazou...retrato desse pais é gostar desse tipo de gente...viva o eduardo cunha e bolsonaros...

Anônimo disse...

Ela tem 4 processos aqui fora...dirigir embriagada, desacato a autoridade..lbela menina né? Entrem no clicrbs. Vai se tratar sua louca...pena é do pai dessa criatura com 83 anos passar por essa vergonha

Silvia disse...

Eva...penso exatamente como você . Ótimo texto ! Fico incomodada e muito , com a maneira com que certos blogs usam para julgar ,praticando um comportamento até pior do que Ana teve no jogo ...isso pra mim, é triste.

Anônimo disse...

Desenhou todo discurso, foi? tem que desenhar mesmo prá turminha sem moral e merecedora de todo esse escárnio que a louca emanava.Prá mente louca iguais a de vcs, que continuam achando que ela é todo esse exemplo de educação. Fico imaginando tuas filhas te mandando tomar naquele lugar e achar lindo, te chamar de idiota e tu achar lindo...minha educação jamais será comparada com a tua e desses dementes que idolatram a louca, nem a da maioria que vai à luta, que sabe de onde vem o dinheiro, que sabe direcionar e ensinar aos seus filhos a diferença entre falta de respeito e educação. Se tu depender de receber por comentários aqui, deve passar fome...kkkk gastar tempo num discursinho chulo,copiando texto dos outros.

Anônimo disse...

Boa tarde!Particularmente não torço por ninguém,mas me preocupo quando vejo tantas pessoas admirando o jeito de Ana Paula, falar (gritar) na cara dos outros tudo que pensa não é ser verdadeiro, é ser mal educado. Ana é prepotente, mimada. Ter dinheiro não é defeito mas a vida abastada não lhe ensinou a conviver com quem a contrarie.

rose disse...

Perfeito o que vc escreveu e lindíssimo o discurso do Bial. Ficou tudo tão estranho com a saída da AP. Está faltando alguma coisa no dia de hoje.
Ansiosa pra saber quem vai estar nesse paredão, torcendo pra ser Adelia, vou votar como nunca.

Anônimo disse...

Não da para acreditar que tem pessoas que acha lindo ser como Ana Paula uma mulher de 34 anos dependete do pai ainda por isso se sente superior ao outros, mal educada, mimada, acha que todos são obrigados a se curvarem aos seus desejos. Ser rica não é e nunca será defeito conheço muitas pessoa ricas que são tão umildes e educadas. Agora Ana Paula ainda não cresceu esqueceu que e uma mulher adulta e tem problemas psicologicos sérios, com bebidas principalmente esta na hora de alguém dar limites a essa "adolescente". Pois sua atitudes ja lhe derao sérios problemas com a justiça acho que ela quis falar algumas "verdades "para alguns policiais e eles a colorão no paredão kkkl

Anônimo disse...

Para quem gosta da Napaula, ela vai dar uma entevista daqui a pouco no programa Panico na TV, na Bandeirantes.

Suzana disse...

Brilhante texto,aliás, como sempre e concordo plenamente. Bial disse muito bem e com propriedade amenizou a tristeza dela e minha
Renan agiu como um cafajeste,tinha tudo planejado, esperando a hora de dar o bote e também por medo de enfrentar um paredão com Ana Paula, foi covarde.
Espero que ao sair ( que seja logo) seja vaiado. Quem sabe assim aprenda a ser homem que se aproveitou de uma pessoa bêbada.
Li que Marisa do BBB15,criticou Renan e falou que Adrilles quando ficava irado dava uns tapas doídos no lombo dela, mas sem maldade, como foi o caso de Ana Paula


Anônimo disse...

AO no Pânico (Band)
AP no Fantástico
AP amanhã no Mais Você
S
o da elaaaaaaa
Olha elaaaaaaaa
rsrsrs

Anônimo disse...

só falta esse blog achar que esse afro prepotente e sempre com ódio do mundo naquela cara ,seja o preferido....depois de idolatrarem uma alcoólatra mimada ..não me surpreenderia

Anônimo disse...

E Matheus comentando para Adélia e Renam, que se Ronam voltar é capaz dele ganhar o programa....E ADÉLIA diz rindo: "AÍ VC FAZ ALGUMA COISA PRA ELE TE AGREDIR E SAIR DO PROGRAMA"....Pois é! Ela acabou por entregar oq aconteceu e foi combinado pela produção no confessionário com os dois.

Emilia disse...

Aplausos Lucia Girão..essa semana eu ja tinha comentado em um texto na globo..pessoas falando sobre novelas e bb etc..falei.desde quando novela e bbb é pra criança e desde quando a educaçao de filhos é tarefa pra televisão? acho imensa idiotice isso..responsavel pela educação dos meus filhos sou eu e não televisão.morro de preguiça de certos inquilinos de Deus..rsrs Bju grande Eva

Anônimo disse...

Nenhum deles merece o prêmio, nem mesmo a mal educada a quem não vejo tantas virtudes assim.
Apenas uma menina mimada que não foi preparada para vida e que pensa que seu pai viverá eternamente para sustentá-la.
Era interessante apenas porque movimentava o jogo, não por seus gritos, desrespeito aos outros, sua falta de educação.
Violência e agressividade absurdas que nos faz lembrar do ditado "a vida ensina"; que resultou em sua eliminação.
Desejo boa sorte a ela.

Sandra Maria disse...

Eva concordo em tudo contigo! Leio os seus textos pra minha família. Aqui todos torciam por Ana, dentro da casa e continuam desejando o melhor pra ela, aqui fora. Creio que aja uma solução pro vazio que Ana deixou... uma sugestão pro BBB... como esta faltando um brother na casa, poderiam fazer uma votação pra que o público e scolhessem um dos Brothers que saíram pra voltar ao programa...

Lúcia Girão, Lugirão disse...

Obrigado Emilia, mas não consigo ficar passiva vendo as pessoas não filtrarem os que os seus assistem, e o que vemos são crianças tendo comportamentos de adultos por pura imitação no que os adultos fazem de pior e os pais quando se dão conta o estrago já está feito , então ficam culpando os BBBs da vida. Eu não dou conta também desse povo que bota os filhos no mundo e não querem ter trabalho. Educar não é fácil....

crisrjbr1969 disse...

Definitivamente o texto mais bonito e comovente escrito pelo Tio Bial.