7 de fevereiro de 2016

Os cães ladram, e a caravana passa!...



Quanto mais eu observo as falsidades, hipocrisias, perfídias e maledicências da maioria dos participantes, mais eu volto a gostar de Ronan, mais ele recupera o espaço que quase perdeu na minha simpatia. Ainda bem que enxerguei o erro e a injustiça em que estava incorrendo. 
Numa das minhas postagens anteriores, eu escrevi que há vilões bem piores que ele, com uma avantajada capacidade demolidora e perversa que faz do estudante de filosofia um mero aprendiz.
O “crime hediondo” do qual foi acusado Ronan, julgado e condenado sem ter tido o benefício da dúvida, aconteceu na primeira semana do programa e não prejudicou a nenhuma pessoa da casa. Ronan errou? Claro que errou, foi bocudo, manipulou... Mas, não praticou crime de injúria, de calúnia e de difamação, não feriu a dignidade de ninguém, tampouco atacou a moral de seja lá quem fosse, como fez Ana Paula contra Laércio, impiedosamente. Se tivesse sido Ronan, decerto teriam pedido a sua cabeça numa bandeja, estaria sendo execrado e rotulado com os mais insultuosos e pérfidos epítetos, sendo alvo de ruidosas campanhas nas redes sociais para que fosse defenestrado. 
Infelizmente, no Brasil, a imagem do negro jamais estará relacionada a um estudante de Filosofia, que fala inglês, que é muito inteligente, sabe se expressar muito bem, sem fazer uso de palavrões, que aprecia a boa leitura, é bem resolvido e descomplexado. Onde já se viu um negro parecendo um branco! Que absurdo! Negro tem que ser mesmo é ladrão, criminoso, analfabeto, mal-educado e burro... Ronan se destaca... E, como disse Alberto Cauboi, prego que se destaca, leva martelada. 
A partir da confusão armada na fatídica primeira semana, criaram, para Ronan, uma imagem de vilão, manipulador, desonesto, falso, mentiroso e “a pior pessoa do mundo”. 
A difamação do rapaz negro não está sendo feita apenas na praga maldita das redes sociais, pelas pessoas de “coração bão” do sofá e das ruas. Não. O mais cruel é verificar que dentro da própria casa do BBB16 ele é visto como personificação de satanás pelos que se julgar superiores a ele, mas que, no fundo sombrio de suas almas, escondem o preconceito demolidor que não aceita um negro com as características de Ronan, antes enumeradas. 
E está difícil mudar essa imagem injusta e perversa que atribuíram ao rapaz. O fato dele não ter rodado a baiana, não ter partido para o confronto com os que o acusaram de manipulador, jogador sujo, traíra, mentiroso, mau caráter, para se defender, como o aconselhou Ana Paula, insistindo para que jogasse toda a m.... no ventilador, gritasse que não fez tudo sozinho e tal. Ele recusou-se a entrar em discussão! Optou por silenciar acerta do que realmente aconteceu naquele quarto de líder... 
Quem viu pelo PPV sabe que no quarteto ninguém é inocente, uns sabiam mais, outros menos. Mas, todos sabiam que Ronan iria tentar defender os dois líderes não imunizados, ameaçados de serem indicados pela casa. 
Agora está difícil reverter o mal. Ele está ferrado! Mesmo não fazendo nada contra ninguém, seus inimigos e inimigas não lhe dão trégua: Juliana, Adélia, Daniel, Renan, Matheus e até a sua grande ex-amiga Maria Cláudia insistem em tratá-lo como se fosse o próprio cruz-credo!
Juliana em conversa com Daniel disse: "Como Ronan é chato, encrenqueiro, provocador". Meu São Benedito, onde esse rapaz é encrenqueiro? Quem esse rapaz provoca? Ele está quase invisível, pouco fala, sempre na dele. E esses três (Daniel, Juliana e Adélia) continuam pegando no pé do cara, não perdendo a oportunidade de falarem mal dele e, também, de Ana Paula (por o está apoiando), pondo veneno, inventando toda sorte de maldades! Precisam justificar a indicação e/ou voto que vão dar nele hoje... Ó meu Pai? Ó desfile asqueroso da vileza humana! Ó dó! Ó miséria!
Isolado pela casa desde o episódio que culminou com a formação do Primeiro Paredão do BBB16, Ronan não está tendo prestígio entre os outros confinados. Taxado de "vigia do Confessionário" por Geralda e atacado como 'falso demais' e outras coisas, o estudante de Filosofia é defendido por seus amigos fora da casa mais vigiada do Brasil. 

"Em entrevista ao Gshow, a amiga do brother Núbia Coletto fala desse isolamento e critica os outros confinados da casa: "Estão sendo injustos com o Ronan, chegam a ser hipócritas sempre apontando o Ronan como pivô de tudo, sem olharem para si mesmos. Precisam ser menos maquiavélicos. É como se o foco se voltasse sempre para o Ronan, quando as atitudes dos outros têm sido piores e mais cruéis", defende.
Núbia vai além, apontando reclamando de um brother: "O Daniel se sente ameaçado no jogo, pois o Ronan é inteligente e forte. O Ronan não errou em momento algum na casa", explica.
Outra amiga do brother, Roberta Silva aponta os motivos que levam a casa a reclamar do paranaense: "O Ronan foi o primeiro participante a colocar as cartas na mesa, dar a sua intenção de jogar abertamente. Alguns participantes viram nisso a abertura para poder jogar também, com a desculpa de que suas ações são apenas respostas para as atitudes do Ronan".
Tanto para Roberta quanto para Núbia, as atitudes de Ronan têm sido mal julgadas entre os outros participantes do reality: "O que vem acontecendo nos entristece. Qualquer coisa que o Ronan faça, por pequena que seja, ganha uma gravidade imensa e é vista como maldade", diz Roberta. "O Daniel está contaminado por uma visão negativa do Ronan. Se ele joga dizendo que meu amigo os enganou, é porque não tem medo realmente", encerra Núbia".
Até que ponto a amizade que Ana Paula parece ter com Ronan é verdadeira? Até que ponto não passa de uma forma de afrontar Daniel, Adélia, e Juliana? Não acredito nessa cambada de víboras. Não consigo simpatizar com Ana Paula. Todavia, quero que ela tenha vida longa na casa, que só saia depois das najas venenosas.
Até Maria Cláudia, que parecia sentir um carinho especial por Ronan, foi incapaz de ter uma relação mais humana com ele, especialmente depois que tornou-se a ficante deslumbrada do boyzinho Matheus. Hoje, pela manhã, ocorreu uma conversa entre os dois, na qual ele se mostrou muito magoado com ela. O curitibano criticou-a por causa da sua brincadeira preconceituosa quanto a seu cabelo afro. A youtuber pediu desculpas, mas ele não quis conversar com ela. Apenas acrescentou que não esperava dela tal tipo de atitude. Ele ainda criticou o fato dela não ter ido conversar com ele após as confusões da primeira semana na casa.
Fiquei de coração apertado por sentir o quanto ele estava magoado e ensimesmado. Maria Claudia é outra que a cada dia mais cai no meu conceito. Metida com as serpentes no quarto da liderança, ela tem protagonizado gestos lastimáveis, inclusive caçoando de Munik junto com Adélia, Mateus e Juliana. A menina virou um fantoche nas mãos dessas najas. Um pouco mais e ficará igualzinha a elas. Vai entrar pelo cano! 
Enquanto as najas (dentre as quais se inclui a Catifunda fofoqueira) soltam veneno para prejudicar Ronan, ele se revela um cara solidário e prestativo. Na semana em que ficou no "Tá com nada" esmerou-se na criação de receitas gostosas, feitas com arroz, para os colegas de fome. Ele mesmo ficava na cozinha cozinhando. Da mesma forma, mostra-se companheiro com os três que estão com o monstro, levantando-se, à noite, todas as vezes que soa o sinal para que saiam para o jardim. Fica lá, até terminarem de tocar. Mesmo sendo Daniel e Tamiel membro da bandinha. Onde fica a maldade desse moço? É justo o que estão fazendo contra ele?
Parem para uma longa reflexão, os que se julgam destituídos de preconceitos, e decidam se a animosidade que nutrem contra Ronan não tem suas raízes bem fincadas no pantanoso terreno do preconceito contra negros. O Brasil não é um país de brancos. A população negra e parda é bem maior que a branca e asiática. Portanto... o preconceito racial é ridículo, pois a cor da pele não define o caráter de ninguém.

22 comentários:

Marcia Finisguerra disse...

O preconceito sempre vai existir infelizmente. Tá difícil engolir essas cobras.Cacau virou fantoche delas,Renan um bobão tbm.torcendo por Ronan.parabéns pelo seus textos.

Marcia Finisguerra disse...

Se eu estivesse lá daria a mão ao Ronan, me conheço, aliás não cometeu nhm pecado como Vc disse.todos jogam, mas se escondem.

Beth S. disse...

Olá, somente uma correção. O sentido da frase da Ana não é este do texto. Veja bem, a frase não está sozinha. Ela é o final de uma fala.

1 - Mesmo q ela não goste de mim - Juliana
Juliana não gosta de mim e não gosta muiiito mais do Renan (pior = não gosta muito)

2 - Julinha não tenha afinidade
Juliana tem bem menos afinidade com o Ronan (pior - Ela tem menos afinidade)

3- O Ronan é pior do que eu.
Pior : Ronan está numa situação pior q a minha.

Eu sei, tanto o artigo qto o texto induzem ao erro. Estou falando somente p pessoas q considero sérias, como vc.

O Ronan e a Ana estão sendo rejeitados. Um por ser negro e a outra pela personalidade forte. Mas uma coisa eu vi até agora, Ana é verdadeira e generosa, nunca a vi se colocando num pedestal.

Sim, torço pelos dois. E sinto alívio em ter estes dois no BBB. Ainda existem jovens cabeça boa...

Abração

Anônimo disse...

Eva, brilhante texto.
Estou morrendo de pena do Ronan. Também acho tudo muito injusto. Já algum tempo percebi a maldade que estão fazendo com ele.

Gostaria muito que pelo menos Ana Paula não o abandonasse. Ele tem tentado se aproximar da galera mas ninguém dá abertura. Horrível se sentir isolado o tempo todo. Ana Paula apesar de tudo ainda é a única que o defende.
Vamos aguardar a votação de hoje.
Rose

Eva/RN ZCMC disse...

BETH S.
Obrigada pela correção. Já eliminei minha mancada. Bjs.

Anônimo disse...

Discordei da crítica feita a ana Paula, eva. Com "pior" para mim ela quis dizer mais odiado pela Juliana do que ela. Suas análises são muito boas mas acho que as vezes seu desgosto pela ana te deixa parcial. Tbm revi minha visão do ronam, acho que o próximo passo é rever a ana Paula. Explosiva sim, mas tem se mostrado uma pessoa muito amiga.

Anônimo disse...

Comentário ridículo o da Cacau. Ficou feio pra moça! Estou ficando com nojo dessa "menina".

Beth S. disse...

Olá, por nada. Olhe, sobre o Ronan, a conversa com a Cacau foi uma aula de maturidade e inteligência emocional. Eu fiquei encantada o qto esse rapaz aproveitou a vida dura p crescer. Procurei o vídeo inteiro e ainda não encontrei.

Como disse a Ana, as pessoas ali parecem ter 15 anos. Imaturos.Por isso a rejeição por eles.

Hoje ele deixou os 5 ovos q tinha p a Palmirinha. Ele , como a Ana, é generoso e gosto disso.

De todos na casa, a única conversa inteligente é a dele. Cultura incrível! Pena q não mostram o lado bom dele.

Bjs

Frê disse...

Desde o primeiro momento, percebi isso. Gosto dele e o admiro a cada dia por sua postura sempre serena. O que ele sofre desde a primeira semana é bullying. Por vários motivos: negro, fora dos padrões estético do BBB, pobre e por aí vai. Espero que ele consiga virar esse jogo....

Anônimo disse...

Eu não tenho pena do Ronan . Não gostei do olhar dele desde a estréia. Acho que ele manipulou feio o primeiro paredão para colocar Adélia. Ele estava se sentindo o líder dos líderes. Eu não consigo entender um cara que diz que um senhor que não o conhecia estendeu a mão para ele.Deu casa e comida e o cara não vê mais essa família.Agora ele está se fazendo de coitado.A mim ele não engana.Boa noiteTeca.

Anônimo disse...

Como concordo contigo!Gosto de Ronan desde o primeiro momento e não consegui desgostar. Hoje foi lindo ver Ronan mostrando fidelidade a quem lhe estendeu a mão:Ana! E ela não decepcionou. Também o defendeu no confessionário. Começa a aparecer um jogo bonito, de dupla. O oposto de Cacau e Matheus... Hoje minaram qualquer simpatia q ja nutri pelo casal. Mas, se deixaram influenciar pelas pessoas erradas... O bom é q este paredão é fake. E, qualquer um dos dois q voltarem dará um baita susto nos q ficarem.

Suzana disse...

Foi bonito de ver que tanto Ana Paula como Ronan falaram bem um do outro ao pedirem para ficar, isso é amizade
Sempre gostei do Ronan, inteligente e um vencedor nessa vida difícil
MAS torço por Ana Paula . É verdadeira , fala na cara sem medo E ela voltando será capaz de colocar esses paus mandados prá correr E mais se Ana ficar no "espiador" vai conseguir digerir e manipular melhor o jogo a favor dela e do Ronan.

DEISE GONÇALVES disse...

Ana Paula e Ronan se gostam de verdade, graças a DEUS que esse paredão é falso , Ronan é inteligentíssimo, e Ana verdadeira essa dupla é maravilhosa!!!!!

Cris disse...

Oi Eva, mas sendo advogada do diabo ou "dos diabos", eles tbm não tem como ver o que se vê aqui fora, entao, como ali é "cada um por si" a melhor defesa é o ataque, o que eles viram foi um cara que tentou fazer o mal e depois se fechou numa concha, como mudar de ideia?... bom, eu tbm não vejo o lado bom dele que você cita... eu acho que ele tem sim, uma mente "maquiavelica", como tantos outros ali sim,mas... se ele quiser mudar isso, terá que mostrar seu lado "bom" uma vez que, o lado ruim foi escancarado logo de cara!! né? vamos dar tempo ao tempo... bjins

Simone disse...

Merece meu imeeeeeeeeeeeeeeeenso aplauso!!! Texto bem coerente com o quê de fato está acontecendo no programa!!

Gosto muuuuuuuito da Ana Paula, em especial por ela nao ter crucificado o Renan! Mas ela tb erra com sua grosseria e ninguém é obrigado a gostar de ninguém! O Renan errou sim, mas nao foi por maldade... foi por jogo, pra proteger os outros nao imunes e até pq ali ninguém é mais criancinha, né? Todos sabiam o que estavam fazendo.

Maldade é essa fofocaiada toda, essa invencao de que o menino, Ronan, foi agressivo e que faz isso e aquilo.

Adorei o companherismo dos dois emparedados!! E vamos que vamos!!

Emilia disse...

Não estava assistindo o ppv só após ler algo referente a Ana Paula..admiro demais quem tem coragem de se colocar com sua verdade..no momento o melhor é ela vencer apenas pelo fato de ter a chance de ver tudo que vai rolar..o Ronan de tão bom rapaz seria capaz de relevar muitas coisas e Ana tem algo a mais ao seu favor..não paga pau pra ninguém e isso é muito bom..ai que preguiça dessse desse grupo de Adelia(nojo)Juliana (asco)Daniel(ojeriza)

prichinalia disse...

Minha esperança é acontecer com Ronan o mesmo que aconteceu com Dourado. Lembro que ele já entrou com rejeição, ia embora feio no primeiro paredão, mas recebeu o anjo da Josi. Depois iria embora no segundo, mas o grupo dos sarados (Lia, Kadu, Cacau e Dourado) ficaram imunes, foi quando a Lia resolver ir com o grupo conversar com ele e ele abriu o coração e chorou, com isso sua rejeição diminuiu. Então, ele recebeu um poder do não e trocou seu paredão colocando o Eliéser em seu lugar.
E, nessas três semanas em que a imunidade o manteve no jogo, ele se fortaleceu.
O Ronan também teria ido embora na primeira semana, mas estava imune, ia na segunda, mas atendeu o big fone, ia na terceira, mas o paredão é falso, mas agora vejo que aos poucos estão enxergando a injustiça que ele está vivendo, e tenho fé que essas três semanas mostraram que quase todos ali são piores que ele!

Maria Fátima disse...

Acho q está ocorrendo uma inversão de valores por aki ! Sinceridade e verdade nao podem NUNCA serem confundidas com grosseria e falta de educação . Ana Paula levanta seu falso estandarte da "verdadeira e sincera " sendo agressiva e se achando a dona da verdade . Não tem empatia pelo outro ( a nao ser , falsamente , qdo e do seu interesse ). Ela nao parou de falar até agora sobre sua indicação pela Juliana . Está profundamente incomodada pelo fato de 1 pessoa a haver indicado ( pq ela ja sabia q seria indicada , so q pela casa )na cabeça dela deve se passar : como essazinha ousa indicar-me ? Logo eu, a poderosa,a defensora da moral e dos bons costumes (caso Laerte ) e a juiza imparcial e verdadeira ? Ora , poupe-me ! Essa mulher tem problemas emocionais , e se bobear bem sérios ! Quase uma psicopatia , vcs vão ver : daqui a pouco estará com ódio de todos e se sentindo perseguida por todos e aí prestem bem atenção em seu rosto e nos olhos e verão a doença estampada !

Iara disse...

Na verdade fica a pergunta se a gente nao demoniza tudo a nossa volta, que nem fazemos em bbb.
Temos essa mania de descontruir as pessoas que a gente nao gosta...
Mas tem algo nesse garoto que nao dá pra acreditar nele, acho que tudo que ele faz é pensado/arquitetado.
Nao vejo sinceridade nele.

Anônimo disse...

Globo mostrou muito bem o Ronan insinuando a Munik votar no Daniel ou Alan,isso foi mostrado ele falou os nomes.Depois de formado o paredãoele disse com todas as letras que havia conseguido o que queria.Então ele jogou e jogou sujo.Ele colocou o amigo líder indiretamente no paredão,parece que eu vejo outro BBB.Não gosto do Ronan,ele maldoso.Repare nas maldades que ele faz com a comida pra quem está com nada.Ele é mal elemento,não por ser negro,mas é perigoso,agora está com o rabo entre as pernas,abaixou a crsta.

Sonia ramos disse...

Eu estou desconfiada que tem parentes de confinados entrando aqui pra darem pitacos. Só pode! kkkk

Simone disse...

Gente...
isso é jogo e combinacao faz parte!!! Nao vejo nada de mal, até pq o outro grupo tb combina e endeusa os seus integrante e vilamiza os do outro grupo.!